A UTILIZAÇÃO DE ERVAS E PLANTAS MEDICINAIS COMO FORMA DE CUIDADO À SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19A UTILIZAÇÃO DE ERVAS E PLANTAS MEDICINAIS COMO FORMA DE CUIDADO À SAÚDE EM TEMPOS DE COVID-19

Publicado em 10/07/2020, Por Prefeitura Municipal de Erval Grande

A Enfª Jamine Bernieri, aluna do Mestrado Profissional em Enfermagem na Atenção Primária à Saúde da UDESC-SC, em parceria com médicos e enfermeiras da Unidade Básica de Saúde do município de Erval Grande-RS, desenvolveram uma ação voltada a promover a saúde da população ervalense, através da utilização de plantas e ervas medicinais como forma de cuidado durante este período de pandemia por Coronavírus.

A ideia surgiu após a equipe observar um aumento por procura de atendimentos no serviço de saúde, relacionados aos sintomas de ansiedade, medo, irritação, tristeza, raiva, dificuldade para dormir e sintomas relacionados a resfriados, gripes e Coronavírus.

Sabe-se que os problemas de saúde mental e respiratórios já acometiam um grande número de pessoas em nossa sociedade, principalmente no inverno. Porém com a presença deste “inimigo invisível e ameaçador”, o Coronavírus, agente causador da COVID-19, circulando entre nós, e com a necessidade do distanciamento social, houve um aumento na quantidade de indivíduos referindo sintomas de sofrimento mental e problemas respiratórios.

Buscando então, auxiliar no alívio desses sintomas indesejáveis, a equipe de saúde juntamente com a mestranda Enfª Jamine Bernieri, desenvolveram um folder com algumas orientações seguras de como as pessoas podem se beneficiar através da utilização do resgate deste antigo hábito cultural da população, que é o uso de plantas e/ou ervas medicinais como tratamento. Sabe-se que não existe comprovação cientifica que as ervas e plantas medicinais possam curar o Coronavírus, mas elas podem auxiliar no alívio dos principais sintomas desta doença.

Além do folder a mestranda Enfª Jamine Bernieri esteve na rádio Erval FM, representando a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na divulgação dessas informações para a população do município.